Rádio Onda Viva

Emissão Online

Onda Viva TV recorda revolução na Póvoa (vídeo)

Passam hoje 40 anos sobre a Revolução dos Cravos e a Onda Viva TV tem no ar uma reportagem sobre as movimentações do 25 de Abril de 1974 na Póvoa e arredores. Um dos protagonistas é o coronel Gomes Almeida, à altura com o posto de capitão no quartel da Póvoa, que recebeu como missão tomar a ponte sobre o rio Ave, em Vila do Conde e, consequentemente, instalar uma metralhadora antiaérea no monte do Mosteiro de Santa Clara, com o objetivo de garantir a passagem de uma coluna militar de cerca de 500 homens, vindos de Viana do Castelo, para tomar o controle do aeroporto de Pedras Rubras, na Maia, controlando os acessos ao Porto pela parte norte. Outros participantes neste trabalho da Onda Viva TV são José Trovão (primeiro presidente da câmara pós 25 Abril), José Alves Costa (cabo-apontador em Lisboa) e Daniel Fonte (ex-agente da PIDE-DGS). O vídeo pode ser visto no canal 151530 do Meo ou na Internet em www.radioondaviva.pt.

As comemorações desta efeméride marcam esta sexta-feira na Póvoa de Varzim, terminando com uma noite de convívio na sede do Clube de Caçadores da Estela que terá momentos musicais, declamação de poesia e apresentação de filmes. Isto tudo depois de uma manhã dedicada à Cerimónia Oficial do 25 de Abril na Praça do Almada, destacando-se a Formatura e Exposição de Material Militar e a interpretação do hino nacional pela Banda Musical da Póvoa de Varzim. Além do desporto, com os já habituais eventos de cicloturismo, ténis de mesa e futebol, o Dia da Liberdade fica ainda marcado pelo já tradicional e vespertino Encontro Concelhio de Folclore.

A nível político, refira-se que o PS local decidiu assinalar o 25 de Abril com um almoço-convívio e uma sessão noturna comemorativa na biblioteca municipal; o BE optou por uma arruada com oferta de cravos vermelhos e material de propaganda sobre as eleições europeias; o PCP resolveu associar-se à vinda de Jerónimo de Sousa a Vila do Conde no sábado. 

Pesquisar

Login