A Póvoa de Varzim vai em breve tornar-se uma cidade ainda mais amiga das bicicletas. A última reunião do executivo municipal serviu para aprovar os diversos projetos das candidaturas aos fundos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano num investimento total de cerca de 11,4 milhões de euros. Um desses projetos incide na criação de novas vias cicláveis em toda cidade e na recuperação da ciclovia Póvoa de Varzim – Famalicão, destacou o presidente Aires Pereira.

Na antiga linha de comboio, até Balasar, irá acontecer uma profunda renovação, nomeadamente no piso e na sinalética, sendo feita em simultâneo com uma intervenção idêntica na área famalicense.

Na cidade, numa extensão de mais cinco quilómetros, haverá três novas vias para bicicletas: uma paralela à via B, outra de interligação entre o Parque da Cidade e a zona da marginal e finalmente uma ligação entre a zona de Penalves e a estação de metro. Para o autarca, a cidade ficará praticamente coberta em termos de circulação.

Os vereadores do PS aprovaram estas decisões, mas o porta-voz Miguel Fernandes alertou para alguns riscos resultantes da passagem por estradas mais movimentadas.  Aires Pereira confessa que o que o preocupa é a atual situação de partilha de espaço entre carros e bicicletas, tendo realçado que as novas ciclovias irão aumentar a segurança de todos.

Ao longo dos próximos dias iremos revelar-lhe mais pormenores sobre outras obras que a autarquia candidatou às verbas do PEDU.

PARTILHAR